Com o advento da tecnologia onde praticamente tudo precisa evoluir e adaptar-se na mesma velocidade, as tendências, disputas por mercado, presença, visibilidade, entre outros são cada vez mais exigidos das organizações e ter uma área de compras onde a tradicional finalidade era de realizar processos operacionais e tarefas rotineiras ficaram obsoletas.

Mais do que nunca hoje a área de compras estratégica já é uma necessidade e realidade tendo como foco produzir resultados de forma sistêmica, replicáveis, criando procedimentos e processos com ferramentas para que as análises dos custos tenham máximo de abrangência considerando toda a cadeia de suprimentos permitindo assim trazer resultados com alto valor agregado sendo percebidos em todos os processos principalmente pelo cliente.

Uma das habilidades necessárias para o sucesso de compras estratégicas é a de se comunicar com as diferentes áreas dentro da organização, como por exemplo a área comercial, onde se busca ter compreensão clara da voz do cliente, a partir então permear nas áreas de processos, qualidade, fábricas atuando como um facilitador entre estes e também com os fornecedores buscando trazer as melhores práticas e inovações para dentro da organização.

A configuração de compras estratégicas traz uma visão melhor entre o realizado e o planejado. O fornecedor passa a ser um parceiro estratégico, permitindo melhoria continua com o fluxo de materiais, trazendo maior equilíbrio entre demanda e estoque, avaliação de desempenho do por meio de indicadores onde melhorias podem ser identificadas e plano de ação implementado, quando necessário e finalmente garantir a longevidade dos negócios, já que o mapeamento do fluxo de valores em toda cadeia passa a ser acompanhada e com isso todos ganham, refletindo diretamente na satisfação do cliente.

Amadurecer nesse processo é de extrema necessidade. A jornada já começou, os desafios estão diante de nós, porém estamos no caminho e melhores resultados já estão acontecendo. Quem vai ganhar com isso? Todos nós, a Organização e seus clientes.

Vamos juntos prosseguir!