Olá, seja bem vindo à esta postagem. Acredito que você veio até aqui pois deve ter achado o titulo desse artigo um pouco curioso.

Realmente até eu achei curioso ao começar a refletir com relação a como temos cuidado de nossa saúde. Como é importante cuidar da nossa saúde, certo?

Lembro quando era criança e caia no chão uma pipoca, ou uma bala, daí as pessoas falavam que podia pegar se fosse menos de 3 segundos, daí poderia comer que não fazia mal. Algumas frases como “o que não mata, engorda” era comum ouvir, e então la ia mais alguma coisa para dentro.

Porque então falar da importância de escovar os dentes? Afinal, é importante? É claro que todo e qualquer pai, mãe, dentista e até quem sabe você dirá que sim, é importante, afinal escovar os dentes mantém a higiene de nossa boca e evita doenças como caries que podem se tornar pesadelos com o passar do tempo.

Hoje em dia muitas coisas acontecem com o passar do tempo, e mesmo com cuidados todos que tomamos, os dentes, como é o caso desse exemplo, poderá chegar o dia que mesmo dependendo do cuidado, seja necessário fazer uma restauração.

Quanto cuidado, não é mesmo? Você consegue lembrar alguém que sempre teve cuidado com os dentes e mesmo assim houve necessidade de fazer alguma coisa para reparar um dente, ou uma obturação, uma limpeza mais complexa, ou até mesmo um implante? Pois é.

Onde eu quero chegar com essa discussão, e aqui quero iniciar a reflexão desse texto, tomando como base tudo aquilo que fazemos durante nossa vida, e as vezes, como escovar os dentes, cuidados e atenção desde quando eramos crianças. Uns mais, outros menos, porém se observar, temos nos preocupados com esses cuidados de nossa saúde e higiene.

O mesmo deve ocorrer com outras áreas de nosso corpo, como tomar banho, lavar as mãos, etc… Todo cuidado é pouco, e quanto mais cedo criar o hábito, mais saudável seremos.

O que me chama a atenção é o zelo que há para com o exterior e se esquece de algo muito importante, o interior. A nossa mente.

Quantas vezes, ou desde quanto você e eu começamos a desenvolver o hábito saudável de cuidar de nossa mente? As noticias que ouvimos, as conversas que temos, os filmes que assistimos, até o tipo de lazer que dedicamos nosso tempo.

A mente é um lugar onde esquecemos muitas vezes de fazer a nossa higiene, e ninguém cria o hábito desde criança de cuidar, como quando comparado com escovar os dentes.

Se mesmo tendo todo o cuidado com nossa saúde exterior, enfrentamos desafios com o passar do tempo, muito mais com a saúde mental.

As vezes ao ver uma fruta estragada evitamos de come-la pois pensamos em todos os perigos que essa fruta pode nos trazer, porém ao estar em um ambiente nocivo, de brigas, guerras, preconceitos, deixamos de perceber e negligenciamos e achamos normal e que faz parte de uma sociedade que vivemos.

Será que temos realmente cuidado de nossa saúde mental como deveríamos? E como estamos vendo o mundo que nos rodeia hoje, será que não é fruto do descuido que temos com a nossa mente, daquilo que vemos, ouvimos e sentimos?

A mente e a falta de cuidado com a saúde mental gera transtornos que podem ser irreversíveis, porém a mente é mais poderosa que qualquer desafio com uma obturação, dor de dente ou implante (como no caso de situações que mesmo cuidando dos dentes pode-se enfrentar) e a sua saúde pode ser restabelecida ou recuperada, ainda com desafios de traumas que possam ter existido, ou seja, ainda dá tempo de cuidar e colher bons frutos da saúde mental.

Aqui vão algumas dicas que acho interessante e importante:

  • Ocupe sua mente com aquilo que edificará sua vida, trará benefícios em seus relacionamentos
  • Seja generoso, busque ajudar pessoas e desenvolver uma prática de doação
  • Desenvolva um circulo de amigos onde você pode se abrir e ser vulnerável, para que seus amigos possam ajuda-lo quando precisar
  • Busque desenvolver a pratica de respiração através de uma meditação, oração, ou tempo onde você poderá relaxar
  • Seja um contribuinte. Compartilhe de suas experiencias com os mais jovens, ouça os mais experimentados e use e abuse da empatia
  • Abrace sempre que puder
  • Reconheça e elogie cada virtude das pessoas que você encontrar, até mesmo daquela que poderia “tirar você do sério”
  • Seja pronto para ouvir e tardio para falar. Afinal temos dois ouvidos e uma boca
  • Aprenda sempre, principalmente quando alguma coisa não sair do jeito que você esperava, e se for desafiador enxergar o lado positivo dessa situação, converse com alguém e … Aprenda
  • Experimente mais da vida, vivendo cada dia e amando sempre

Aqui acima deixei algumas dicas que acho que são relevantes. Espero que você experimente um renovo e cuide de sua mente.

Ah! antes de terminar, preciso fazer uma pergunta: Você escova os seus dentes?

Abraços e até o próximo artigo.

(se gostou, compartilha e comenta, vou amar receber seus comentários)

 

Anúncios