Você já ouviu falar na Industria 4.0? Se ainda não ouviu, eu aconselho você ir conhecer.
Dica: Leia o texto do meu amigo Paulo que escreveu excelente artigo sobre o tema.
De maneira muito resumida vou pontuar o que seria a Industria 4.0.
Trata-se da 4ª. Revolução Industrial, uma vez que os modelos das décadas passadas, e século passado já estão se tornando obsoletos devido ao rápido avanço da tecnologia, e esse avanço afetaram diretamente a Manufatura de uma forma que a Industria deixou de ser a vapor (1a. Revolução), Elétrica (2ª. Revolução), Automação (3ª. Revolução) e passa a ser Inteligente ou melhor, Autônoma – A 4ª. Revolução.
Com esse ‘upgrade’ já presente em grandes Empresas, porém esse processo não começou com as gigantes. As StartUps tiveram uma vital importância nessa nova revolução com processos ágeis e de grande resultado.
Então, com a chegada já há alguns anos, em grandes empresas, como GE, Renault e outras (não vou colocar aqui todas as empresas que já adotaram tal revolução por questão de espaço) o que essas e outras empresas estão sinalizando para os profissionais?
A Industria 4.0 sinaliza, sem sombra de dúvida a necessidade imediata (e já atrasada, uma vez que na era da velocidade quem sai primeiro já abre larga vantagem) do desenvolvimento em processos intrínsecos do profissionais, mas o que é isso?
Muitas vezes os profissionais questionam seus processos de execução a falta de recursos como: tempo, mão de obra, dinheiro para investimento, ferramenta, equipamentos, entre outros recursos que podem ser chamados de recursos externos, porém a questão agora está relacionada com os recursos internos dos profissionais, e aí que quero chamar a atenção ao que a Industria 4.0 já está fazendo. E você está vendo? Se não está vendo, chegou a hora de enxergar.
Quem acompanha o canal do ‘Administradores ponto com’ sabe que há diversos conteúdos sendo carregados no portfólio do conhecimento deles, e o que mais tem aparecido é a Inteligência Emocional. Não é a toa que este tema tem viralizado nas redes sociais. Porém a inteligencia emocional tem uma companheira aliada, que está se enraizando em todos os níveis, desde gestão, marketing, negócios, educação. E esta companheira é a Neurociência, que tem ganhado um espaço muito grande na rede, nas empresas e em salas de treinamentos.
Grandes nomes dos negócios já sinalizam essa necessidade intrínseca, que hoje a Industria 4.0 – e as futuras revoluções exigirão. Por exemplo, aqui no Brasil, Carlos Wizard e mais recentemente Roberto Justos, com seu programa Executivo de Sucesso já se posicionaram no assunto para treinar profissionais a estarem preparados.
Note que os recursos internos deixaram as cadeiras acadêmicas, livros e passaram a frequentar os espaços vazios da Industria e negócios, antes timidamente administrados pelos profissionais de RH aos seus executivos – aqui entenda-se que o termo timidamente se deve aos recursos financeiros disponíveis para treinamentos desses profissionais e executivos, passando a um número grande de profissionais que perceberam a tendência e desejam estar ‘na onda’ dessa revolução e oportunidades que também surgirão.
Enfim, o que a Industria 4.0 exigirá para o profissional do futuro (ou será, do presente?):
- Foco
- Capacidade de desenvolver foco na equipe
- Empatia
- Pensamento criativo
- Gestão do Tempo
- Vida equilibrada
Provavelmente você deve ter ouvido falar dessas características acima, porém até o momento, pode ser, que passou desapercebido a importância deles do ponto de vista profissional, porém nessa revolução já presente e agora com maior intensidade já está na mira de empresários, executivos e profissionais que sabem que essa Revolução veio para revolucionar a manufatura, o atendimento ao cliente e o profissional do futuro.
E você, está preparado?
Foto abaixo de publicação portal FIESP onde o tema foi abordado e discutido entre Empresários e profissionais. Leitura disponível no link FIESP INDUSTRIA
Obrigado por estar aqui. Deixe seus comentários. Abs.
Deixe um comentário