Nos dias de hoje, com muitas pessoas concorrendo e buscando posições para sair desse oceano do desemprego, gostaria de contribuir com algumas dicas para deixar seu currículo atrativo quando um recrutador tiver a oportunidade de ler o seu resumo de qualificações.

Muitas pessoas têm deixado de usar importantes estratégias para tornar seu currículo atrativo. Algumas dessas estratégias partem das próprias empresas que as disponibilizam em suas redes podendo certamente serem usadas.

Antes de falar da elaboração do currículo propriamente dito, acredito que seja importante falar a respeito do comportamento nas redes sociais. Entendo que muitos estão com seu estado emocional a “flor da pele”, porém que tal usar isso para te ajudar? Como isso pode ser feito? Como usar as redes sociais, então vamos lá:

  • Escreva sobre suas habilidades
  • Conte sobre seus ‘cases’ de sucesso, onde você superou obstáculos e desafios
  • Identifique-se com as empresas que divulgam conteúdo e comente colocando sobre seu aprendizado e como você será melhor com a informação aprendida
  • Conheça as empresas que gostaria de trabalhar e acompanhe-as nas redes, veja sobre o que elas disponibilizam em termos de conteúdo, como por exemplo, nos sites e blogs, e familiarize-se com a forma de comunicação que elas usam

Você pode estar se perguntando como e por que deve fazer isso, a resposta que posso dar-lhe é a seguinte: se planeje para ser estratégico.

Então como tornar o currículo mais competitivo e atrativo? Vamos lá:

1. Seja sempre verdadeiro nas informações

Toda a informação constante no currículo deve constar a verdade. Parece algo redundante, porém é vital para toda a estratégia que irá seguir adiante.

2. Encaminhe seu Currículo direcionado à empresa desejada

Ao encaminhar ou cadastrar no banco de dados de currículos de uma empresa, procure fazer algo customizado e específico. Assim você poderá adequar a forma de comunicar suas habilidades de acordo com as demais dicas que se seguirão abaixo

3. Conheça a empresa que você está encaminhando o currículo

Ao conhecer a empresa que você está enviando seu currículo, considere os valores e missão, ressalte as suas habilidades desenvolvidas que tenham congruência com tais informações, pois isso permitirá que o recrutador enxergue que suas habilidades irão contribuir com os objetivos da empresa.

4. Utilize palavras chaves

Ao conhecer a empresa que você está encaminhando seu currículo, você poderá identificar o padrão de comunicação deles, as palavras chaves que identificam os valores, missão e o que é importante para a empresa, equipe e convívio dentro de sua realidade. Ao identificar tais palavras, ou as hashtags que a empresa estão usando, você poderá identificar o ambiente que permeia a organização e o que ela busca, e quando o recrutador receber o seu currículo, essas palavras que você usará se destacarão.

5. Lembre-se que você é especial

Ao entender que você é especial, você irá redigir seu currículo com esse sentimento. Pode parecer folclore essa última dica, porém quando fazemos algo com a certeza de que somos especiais e que temos muito que oferecer positivamente, as palavras usadas irão carregar quem você é, acredite nisso, e isso fará diferença.

Enfim, há várias dicas que você pode usar no seu currículo, porem gostaria de contribuir com essas por acreditar que se somando as muitas que já li nas redes, podem fazer uma grande diferença na estratégia que se pode adotar.

Desejo sucesso e uma boa entrevista!

Abraços, Felipe Hodar Luengo

Acompanhe também meu perfil nas redes sociais

Facebook 

Instagram

LinkedIn

Anúncios