Em uma geração altamente acelerada onde as tendências mudam a cada microssegundo, entretanto o fator Humano é a variável da adaptação. O que quero dizer é que a tecnologia muda, a forma do marketing muda, os gostos mudam, porém quem precisa se adaptar unicamente é o Ser Humano.

Pensando nisso, vejo que há alguns fatores extremamente importantes e sua negligência levará sem dúvida a autodestruição e até mesmo de seus negócios, independentemente do tipo de segmento. Então como evitar isso? Segue 5 passos que se você seguir certamente vai sofrer a autodestruição, portanto fique atento e observe se está cainhando nesse sentido:

  1. Mantenha firme a sua forma de comunicar.

Com toda a mudança que se está vivendo nos dias atuais, manter uma única maneira de comunicar é extremamente nocivo, uma vez que a sociedade, nos negócios, o público ouvinte é muito variável. Há pessoas que para comunicar-se faz-se necessário ir até a pessoa, puxar a cadeira, tomar um café. Outros, a forma de comunicar faz-se através das redes sociais, dos bate-papos dos smartphones. Portanto, se você quer evitar os grupos criados nessas redes sociais, ou deixar de se relacionar de forma mais próxima com os demais, se prepare para colher os resultados.

  1. Espere os outros te procurar

“Minha porta sempre estará aberta”. Já ouviu essa frase de seu chefe? Acreditar que só a consciência de que ‘porta está aberta’ e esperar que aqueles que precisam irão vir até você é ser ingênuo, desconsiderando o fato que há pessoas mais maduras que as outras. Portanto se você estiver esperando alguém vir até você, se prepare para recebe-lo quando ele vier anunciar a sua saída.

  1. Fale sempre a ‘Verdade’, afinal a vida tem surpresas desagradáveis

“Eu falo sempre a verdade”. Já ouviu alguém dizer isso? Qual é a verdade quando se expõe a verdade? É importante entender que quando se fala de ‘verdade’ está em jogo diferenças individuais de valores – a não ser que seja alguma regra de empresa, cujos valores já foram definidos ou dogmas já estabelecidos, onde a verdade se baseia nessa pré-ciência comum. Do contrário, o que é verdade para um pode não ser para outro. Entretanto tão importante quanto falar a verdade é entender o outro através do ouvir empático.

  1. Faça sempre críticas e diga que são construtivas

O que entender quando alguém faz alguma crítica? É claro que é no sentido para criar um cenário ou um ambiente onde o crescimento é necessário. Entretanto nem sempre é isso que acontece. É preciso entender que nem todos têm a habilidade de ouvir uma crítica, principalmente quando ela vem acompanhada de sobrancelhas franzidas e um tom de voz que mais parece com som de trovão do que o som de um riacho que se conduz ao longo de sua imensidão. O que é ideal é lembrar que liderar se faz através do exemplo, e descer o degrau pode ajudar. Então quem sabe caminhar junto, sorrir e conversar com empatia traga muito mais resultado.

  1. Tenha sempre a razão

Com tanta informação, com tanta velocidade de aprendizado, até mesmo com a falta dessas informações e aprendizado. Estar de frente com pessoas com ideias diferentes é algo cada vez mais frequente, a grande questão é: estou disposto a aprender? Nesse caso, a flexibilidade é o maior aliado, do contrário, ter sempre a razão poderá te trazer consequências, e pelo que os dados atuais mostram, serão consequências desastrosas.

Há muito mais que poderia ser dito ou escrito, porém acredito que pelo menos esses 5 passos poderão te ajudar a se autodestruir. Tenho certeza que se você quiser perder relacionamentos ou negócios, sem erro, só colocar em prática. Boa sorte e espero que dessa vez você decida seguir por outro caminho diferente desses passos.

Abraços.

Anúncios