Uma das coisas que como Coach ouço muito de meus clientes está relacionado ao tempo: “Eu não tenho tempo”, “preciso de mais tempo”, “não consigo administrar meu tempo” são algumas das muitas frases que tenho escutado. Então como podemos sair desse laço que nos agarra e quando vemos estamos presos sem respostas?
Quero aqui trazer 5 pontos de extrema importância que vai mudar sua vida ao colocar em prática, você pode até saber, porém até hoje tem agido como se não soubesse.
1 – Somos seres de hábitos.
Aristóteles disse certa vez: “nós somos o que repetidamente fazemos”, isso implica que somos resultado de nossos hábitos.
Nossos hábitos, sem percebermos, são responsáveis pela nossa falta de tempo. A falta de percepção com relação a isso nos faz sempre querer mais e mais tempo, achando que o relógio que marca 24 horas para um dia seja tão pouco assim como um final de semana se torne tão curto para ser aproveitado. Então como mudar algo que foi tão repetidamente registrado em nossas mentes e agora se tornam facilmente o dia-a-dia?
Resposta: identifique o que está fazendo e dê uma nota para essa ação de 0 a 10 decidindo qual a nota de corte para aquilo que te ajudará a restabelecer o controle do seu tempo
2 – Vivemos na urgência.

Quantas vezes nos pegamos realizando coisas urgentes e deixando as prioridades para trás? Ou melhor, quantos incêndios você está apagando por dia ao invés de estar construindo resultados para você (e para sua empresa, lideres, família, negócio)? Então como mudar essa situação e restabelecer o tempo precioso para realização?

Resposta: delegar é um excelente começo. Identificar pontos fortes e habilidades em outras pessoas que possam ajudar e delegar ou pedir ajuda.
3 – Definir prioridades
O foco nas prioridades e o planejamento é um agente ativo de sucesso entre muitas pessoas. Como porém posso garantir que meu planejamento e as prioridades serão administradas dentro de uma linha de tempo que aconteça e que se realizem?
Resposta: comprometa-se dizendo as pessoas o que você vai fazer e em quanto tempo e peça a elas que em determinado tempo elas possam te pedir um feedback de como estão indo suas ações em direção à realização dessas prioridades
4 – Visualize seu tempo
Este tópico parece ser emblemático, já que o tempo não pode se materializar, porém as ações podem. Então procure refletir alguns instantes a respeito daquilo que você precisa de tempo para realizar, veja o objeto como se já estivesse acontecendo e tudo que isso te proporciona, como sentimentos, alegria, dinheiro, relacionamentos, família, etc… Depois pense em como chegou lá e como se fosse um filme vá retrocedendo a linha do tempo até você chegar no presente momento e anote em um diário os passos que fará para dar movimento as ações em relação a linha do tempo
5 – Avalie seus recursos no tempo
Muitas vezes deixamos de fazer as coisas pois os recursos que precisamos estão fora do alcance e quando pensamos em realizar percebemos que não há mais tempo. Faça um inventário de todos os recursos que você precisará para determinada tarefa e deixe-os a uma distância onde não leve mais que 20 segundos para você alcança-lo. Você perceberá que com essa simples ação estará no seu controle o tempo que outrora parecia estar faltando.
Lembre-se que o dia sempre terá 24 horas porém sua disponibilidade está à frente de todos que desejam usufrui-lo e não servi-lo.
Precisa de ajuda? Fale comigo, terei o prazer em ser seu Coach.
Abs. Felipe Hodar
Anúncios