Breve análise de um Texto que li na Bíblia e se encontra em Gênesis capitulo 23:

Deus não erra quando escolhe, essa é minha observação quando vejo a história relatada nesse texto de Gênesis 23. Muitos podem ver o texto de outra forma.
Quando morre Sara, esposa de Abraão ele quer comprar um lugar para enterrar o seu amor, a sua esposa, então pede para comprar a cova de Macpela e ao pedir isso a Efrom, diante do povo de Hete, Efrom resolve dar a cova e o campo onde se encontrava a cova.
Quantos de nós não ficaria bem com uma coisa dessa, eu ficaria, com certeza, porém noto algo lindo nessa história. Abraão poderia ter aceitado o terreno e a cova como presente, porém ele não queria sepultar a sua esposa em um lugar onde não lhe custasse algo.
Abraão oferece pagar o preço que vale, e lhe dizem 400 siclos.
Na época, 8 siclos correspondia a um ano de renda de um trabalhador, imagine então o que representavam os 400 siclos.
Vejo aqui então Abraão imediatamente pesando e entregando os 400 siclos.
Muitas coisas na vida podem vir de graça, ou de presente, porém noto que quando isso acontece, duas coisas devem ser observadas, pelo menos assim procuro viver quando acontece comigo:
1 – passo a outro o beneficio – tudo na vida tem um preço, então se recebo algo com presente, reconheço e em gratidão replico a outrem.
2 – o meu maior bem deve ser posto, ou guardado, onde me custe algo – como anda a sua vida? seu casamento, seus relacionamentos, sua vida profissional? Você espera que alguém faça algo por você (ficar de graça e aí você começa a gir?)

Sabe, a grande lição que aprendo com Abraão aqui é: aquilo que pra mim é valioso não pode ser guardado em qualquer lugar, isso deve me custar algo.
Não digo que não podemos aceitar presentes, como disse amaria se ganhasse um presente, porém não posso guardar isso comigo.
Daí entendo o que milhares de anos depois foi dito: Melhor é dar do que receber…. pois afinal se estou dando, é porque já recebi, ou fisicamente, ou pela fé, que é a certeza de coisas que se esperam e fatos que se não veem.

Espero que este texto te faça refletir, e deixo minha pergunta: onde você tem guardado o teu tesouro? Como você tem tratado o que é valioso para você?

 

 

Anúncios