Quanto custa fazer um serviço de recrutamento acurado e preciso? Imagine então após ter investido tempo e dinheiro em um serviço de recrutamento criterioso para identificar candidatos que são contratados e estes permanecem 2 anos ou mais em uma companhia, e de repente chega uma crise, seja externa ou interna, e então mesmo depois de muito tempo, as demissões se tornam inevitáveis. Será mesmo que essa decisão de demitir é realmente necessário?

Uma das coisas que mais impressionam são como grandes empresas, principalmente Norte Americanas conseguem passar por crises mantendo seus lideres em nível Junior até os mais altos executivos. Ao analisar tais comportamentos, percebi que a mudança de ponto de vista é de suma importância.

Analisando o custo de uma Gerencia média, onde o profissional demitido trabalhou em torno de 2 a 3 anos, ganhando um salário de R$ 10 mil Reais, geraria-se um custo de demissão em torno de R$ 50 mil reais (conta estimada). Porém será que essa seria a melhor maneira de agir, ou reagir, a momentos de crise? Ou até mesmo, quando o profissional não tem atendido em seus resultados a expectativa do momento?

Entendo que o profissional passou por um processo de seleção criterioso, portanto foi-se percebido sua capacidade e habilidades para a posição, será então que demitir um profissional como esse não poderia ser revertido? a resposta é com certeza sim!

Um processo hoje de treinamento custa na ordem de alguns milhares de Reais, quando assumido alguns lideres nas cadeiras para este treinamento, entretanto, há uma forma mais eficaz e eficiente que eleva o potencial e a performance significantemente, e este processo é o Coaching.

Atualmente algumas empresas no Brasil empregam coaching de forma coletiva (como o líder coaching, Team Leader Coach, etc…), onde algumas delas são muito boas, porém com a demanda do dia-a-dia, muitos lideres que passam por este processo, até mesmo por estes treinamentos serem dentro das próprias empresas (onde celulares, notebooks estão constantemente online) acabam sendo esquecidas, uma vez que são cognitivas, mecânicas e não atuando na área da Inteligência Emocional, área esta responsável em produzir os maiores resultados.

Então o que fazer?

Hoje um processo de Coaching individual tem um custo muito inferior quando comparado ao custo de demitir um profissional que foi selecionado por um criterioso processo de seleção e que possui um salário considerável, além disso, o processo de coaching individual é capaz de produzir resultados fantásticos, abrindo totalmente uma nova visão e preparando para mudanças com foco e alta performance.

Este tipo de coaching é capaz de produzir grandes resultados e uma reação cadeia, ou seja, faz com que o líder reproduza de forma eficiente e eficaz seus resultados com toda a equipe, motivando, aumentando a capacidade de ouvir, empatia, organização, foco trazendo portanto amplificados resultados em curto prazo.

Além disso, o coaching, quando aplicado em conjunto sua potencialidade do cognitivo com a inteligencia emocional, aliado a um trabalho sistêmico (uma vez que cada um de nós somos um conjunto de sistemas interdependentes) os resultados irão sobrepujar o ambiente corporativo, fazendo com que todas as áreas do profissional alcancem lugares mais altos e consequentemente, sua motivação, capacidade criativa, capacidade de inovar será alterada e potencializada.

Porque então não investir nos profissionais com tão pouco e menor investimento, se comparado aos enormes benefícios que serão criados?

Com certeza os Países, ditos como de Primeiro Mundo, tem percebido há muito tempo (mais precisamente desde os anos 80) tal condição, será que não está no momento de darmos um passo para o progresso e proporcionar um ganho exponencial? As mudanças acontecem rápido e com certeza, quem estiver disposto a investir neste sentido, irá tornar qualquer crise em uma grande oportunidade.

Um grande abraço, Felipe Hodar Luengo

Felipe Hodar Luengo é Coach CIS (Coaching Integral Sistêmico), criador da MYAim, empresa focada em um trabalho de Alta Performance e Grande Resultados através do coaching, palestras, treinamentos individuais e corporativos. Com experiências em grandes empresas como General Electric, Valeo, ABB. É graduado em Engenharia e com MBA em Logistica Empresarial pela FGV.
CIS – Coaching Integral Sistêmico é uma metodologia que integra o lado cognitivo e emocional, trazendo o equilibrio e potencializando exponencialmente a capacidade de atingir grandes resultados e alta performance, unindo de forma sistêmica todas as áreas, da profissional, saúde, familiar, etc… Criando assim de forma sistêmica a alta performance completa que produzirá efeitos e reações em cadeia e por consequência os mais elevados níveis em resultados.

 

Anúncios