Pensei em escrever algumas linhas a respeito do fato de ter a posição ou status de um lider e realmente ser um lider.

Tenho procurado bastante aprender a cerca de liderança e como posso melhorar para poder ser um líder e um líder melhor.

Meditando a respeito, pensei a respeito das posições e oportunidades em exercer liderança que temos em diversas áreas da vida, seja no trabalho, em um determinado esporte, na igreja, na universidade, na politica, etc…

Cheguei ao seguinte pensamento: Os verdadeiros lideres delegam autoridade e não responsabilidades.

Um grande problema da atualidade são pessoas que estão na posição de liderança mas não são lideres, cometendo muitos erros durante sua atuação e não percebem que geram situações e um ambiente ruim e chegando até mesmo a situações hostis. Um dos motivos que podem ocasionar tal situação é o fato dessas pessoas não saberem liderar, e ao delegar autoridade, acabam delegando suas proprias responsabilidades, colocando um fardo muito grande sobre as pessoas ao seu redor.

Mas como perceber se estamos delegando autoridade ou responsabilidade? Honestamente não tenho uma resposta, mas tentaria ver da seguinte maneira:

– Quantas vezes você deveria estar em um encontro e você mandou outro?

– Quantas vezes você deveria dirigir um grupo de estudos e você mandou outro no lugar?

– Quantas vezes você deveria ser o quarterback (jogador de Futebol Americano) mas se posicionou como um mero espectador?

Pense nisso, e veja se você está na posição e se está agindo como um. Se não estiver, há tempo para corrigir e ser um sucesso.

Em breve terá mais.

 

Anúncios