Parece tema de filme, e até é o tema de um filme, de alguns anos atrás, onde o ator principal é um dos principais atores de Hollywood, Tom Hanks. Nesse filme mostra um adolescente que em um parque de diversão coloca uma moeda em uma maquina de desejos e ele diz  ‘quero ser grande’ e bummmmmmmmmmm… no dia seguinte o adolescente acorda como um adulto – Tom Hanks, seu desejo se realiza, em um piscar de olhos.

Eu também já pensei em ser grande, eu me lembro de quando era adolescente e pensava em como ser grande, ou porque a demora em ser grande. Lembro uma vez que passou um filme famoso no cinema, mas a censura era 16 anos, e eu ainda não tinha essa idade, e pensava, quero ser grande.

Mas porque estou escrevendo a respeito desse tema no blog? Porque quero fazer uma reflexão de conceitos que do meu ponto de vista não seria 100% correto afirmar, mas quero compartilhar meus pensamentos com o leitor.

O que é ser grande? No dicionário aparecem algumas definições, como ‘ que tem dimensões mais que ordinárias’, ‘extenso’, ‘ poderoso’.

Queria dar uma nova definição à palavra e significado de ser grande: ser grande é ser pequeno.

Mas como isso?

Se pensarmos na natureza, o que é uma formiga sozinha? É só uma formiga, mas no que se transformam quando esses seres tão pequenos se unem? Outra coisa, o que é uma grande nação? Na verdade uma grande nação sempre tem um grande líder, mas o que seria dessa nação, ou desse líder se não houvesse pequenas pessoas, sem títulos, alguns que nem se sabe o nome, etc.

Vejo algumas empresas que são grandes, são empresas que cresceram e são totalmente verticalizadas, assim podem ratear seu custo fixo entre diversas áreas e chegarão a custos competitivos, ganhar mercado, etc… Por outro lado, vejo grandes empresas que são a somatória de pequenos negócios. Sabem ser pequenos naquilo que fazem, mas quando se somam se tornam gigantes.

Muitas vezes pensei que para ser grande eu precisaria ter uma faculdade, falar muitos idiomas, me preparar, ser o melhor em tudo que fizesse para ficar em evidência e crescer e ser grande. Mas estive revendo meus conceitos, tudo isso que mencionei faz parte do processo, mas não é um fim por si só, mas ser grande é ser pequenos e saber ser pequeno: é saber depender de outros, ser humilde, reconhecer seus limites, saber a hora de parar, saber a hora de recomeçar.

Quando olho a minha vida, e aqui eu quero compartilhar com o leitor, eu vejo que estou aprendendo, e aprendo com as coisas simples. Sempre busquei ser o melhor em tudo que fiz, e sempre vou fazer. Tenho crescido profissionalmente, na minha vida pessoal e na minha vida no dia-a-dia, com amigos, igreja, família. Tudo isso me fez refletir que estar crescendo é o resultado da somatória de muitas coisas, mas as principais são as que muitas vezes negligenciamos, e essas são as de maior valor: Deus, Pais, filhos, esposa, amigos, colegas. Não quero negligenciar as coisas que realmente tem valor, pois são vitais.

Fico me lembrando hoje, como sou profissionalmente e me esqueço que isso foi resultado de horas de sonos, trabalhos não meus, mas dos meus pais, que se esforçaram para me educar.

Lembro que muitas vezes derramei lágrimas, que foram enxugadas por minha mãe, que ficava ao meu lado na cama, até eu dormir.

Penso como se forma um grande exército? Não é por causa de vários pequenos regimentos ou batalhões nele?

Por isso cheguei a esse significado, ser grande é ser pequeno, e esse é o segredo do sucesso.

No filme que falamos no inicio, o enredo todo do filme culmina para o desejo de voltar do adulto Hanks para o adolescente, pois ele havia crescido de uma hora para outra, deixando de viver as coisas de pequeno.

Ser pequeno e dar valor a tudo que é principal na vida é o que pode nos fazer ter sucesso e nos fazer ser grande.

Anúncios