Antes de iniciar a resposta a respeito de quais mudanças podem ser implementadas, gostaria de apenas lembrar o fato que o bom gestor deve saber que sua equipe é composta de pessoas com necessidades pessoais e profissionais, com isso, cada uma delas tem expectativas para tais áreas, e o desafio é saber identificar cada uma delas em tempo de fazer mudanças que levarão ao sucesso, do contrário levará ao fracasso.

Em um ambiente que se faz necessário alavancar a motivação dos colaboradores, acredito que uma das ações por parte dos gestores seja buscar identificar em seus subordinados as características e qualidades que cada um possui como individuo e como grupo.

Após essa identificação, faz-se necessário uma segunda análise, que seria avaliar se as pessoas certas estão alocadas na função ou atribuição onde se possa obter a melhor performance e desempenho do colaborador, ao mesmo tempo deixá-lo exercer tais qualidades nessa função.

Parece óbvio, mas é necessário entender e conhecer os liderados, é uma questão que pode ser medido de algumas formas, mas do meu ponto de vista, uma forma saudável e que torna o ambiente mais transparente é desenvolver relacionamentos dentro do seu próprio time, ou seja, estar perto e acessível. Como disse, parece óbvio, mas muitos gestores se esquecem desse detalhe o que torna o ambiente sombrio e em estado de penumbra, e quando se percebe, já matamos aquele que poderia ser um leão, ou por excesso de trabalho, ou por desmotivação.

Dentro de um time de profissionais, podemos ter pessoas com qualidades muito boas em determinada função, mas de repente podemos não ter o melhor rendimento desse profissional, simplesmente por não nos lembrarmos das necessidades pessoais e profissionais que cada um tem. Cabe então ao líder ou gestor perceber e fazer as mudanças necessárias, preservando a integridade de seu liderado e podendo obter deste o melhor naquilo que se pode oferecer.

Uma forma de podermos conhecer tais necessidades ou até mesmo as ambições profissionais de cada liderado pode ser feita através de uma conversa informal, reuniões de feedback. O gestor faz como uma entrevista com seus liderados, conversa com outros colaboradores do mesmo setor e de outros setores para ter outros pontos de vista para um mesmo profissional e assim ter uma percepção melhor.

É possível então identificar não somente os melhores profissionais em determinado aspecto, mas através do feedback, desenvolver nos liderados um sentimento de desafio, que fará com que o bom profissional busque constantemente estar se reinventando para cada vez mais ser melhor naquilo que faz e atender as novas demandas, que estão cada vez mais dinâmicas.

Há outro importante fator que não podemos esquecer e temos que levar em consideração: para desenvolver, manter um ambiente motivado faz-se necessário que esteja claro para os gestores/lideres e subordinados/liderados as metas a serem alcançadas e dar as condições para se desenvolver os meios para que essas metas se tornem efetivas.

Observando os fatores acima, a equipe poderá se desenvolver, auto motivar e se tornar favorável à produtividade funcional, onde os colaboradores deixarão de ser meramente envolvidos e se tornarão comprometidos com toda a cadeia do processo. O ambiente se tornará motivado, equilibrado, competitivo, com isso o gestor, os colaboradores e a companhia numa visão macro da cadeia, terão um resultado cada vez mais excelente.

 Um Abraço,

Felipe Hodar Luengo

Anúncios